quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sobre a questão do preconceito


Certa vez, em 1963, Mao Tsé-Tung disse sabiamente:

"De onde vem as ideias corretas? Caem do céu? Não. São inatas dos cérebros? Não. Só podem vir da prática social, dos três tipos de prática: a luta pela produção, a luta de classes e os experimentos científicos na sociedade. A existência é sócia do povo e determina seus pensamentos."

Nada mais claro.

A pauta deste post é o combate ao tipo de pensamento que afirma que o preconceito é invencível e imortal.

Ao longo dos meus dias tenho me deparado constantemente com pessoas deste tipo. Pessoas envenenadas pela visão derrotista de sociedade. Elas apenas enxergam o que existe agora, e acreditam que isso é definitivo, acreditam que os problemas do hoje são eternos, acreditam que nada realmente muda, que não importa o maior esforço e dedicação para uma mudança positiva no mundo, de nada valerá. Isto é o que chamo de cegueira-conformista.
Pessoas que perderam a esperança, e dedicam suas vidas para destruir e mutilar todos os esforços de pessoas que não aceitam em viver em um mundo tão deprimente. São destruidoras de sonhos e esperanças. Acabam por auxiliar diretamente na manutenção do sistema capitalista.

Devemos combater tais ideias. As pessoas que pensam dessa forma estão do outro lado do campo de batalha, estão defendendo outros interesses: os interesses dos reacionários e exploradores.

Pensando novamente nas palavras de Mao, de onde vem as ideias?

As ideias, meus estimados, vem da vida, da prática social, brotam das experiências do dia-a-dia. E vale lembrar que preconceito também é uma ideia, um pensamento, nasce do mesmo modo da prática social.
Os preconceituosos adquirem suas ideias de sua vivencia, de seu meio. Ninguém nasce preconceituoso!

Sendo assim, o preconceito não é imortal.

Analisemos dois exemplos. Na grécia antiga o homossexualismo era considerado natural, e as melhores famílias tinham algum familiar homossexual. Os grandes mestre e professores particulares iniciavam sexualmente seus alunos.

Já hoje as coisas não são as mesmas. Há vários séculos o homossexualismo é criminalizado e perseguido - apesar de estar havendo uma mudança considerável nos últimos vinte anos.

Outro exemplo é o fato de que na idade média os avanços científicos eram impulsionados dentro e pela igreja católica, já hoje não há mais isso, pesquisas científicas não são necessariamente dependentes da autorização de uma igreja ou outra.

O mundo muda, e só muda graças a atividade do homem. A história depende dos homens para ser construída. A história não tem vida própria. O destino e a predestinação não existem.

Somos todos construtores da história. Se bem que é válida a frase "Uma pessoa sozinha não faz história."

É preciso ressaltar que o sujeito coletivo tem uma importância gigantesca no caminhar dos dias.

Uma pessoa só não muda o mundo, mas um conjunto de pessoas é capaz de mudá-lo.
Não existe ideia hoje que não possa ser alterada ou destruída, e é evidente que a destruição de uma ideia não se faz em dias nem em meses, e sim em décadas, séculos.

Isto é, lutemos contra a corrente de pensamento conformista e derrotista, a humanidade merece um futuro muito melhor!

Até mais!




Um comentário:

alfredoviso disse...

ANDA A VIVIR A CUBA DESCARAO, ANDA A VIVIR A CUBA, COMO UN CUBANO MAS.