sexta-feira, 18 de março de 2011

O Imperialismo, a Líbia e a onda revolucionária


Eis que surgem as notícias:

EL PAIS - 18/03/2011: "Estados Unidos, Francia, Gran Bretaña y países árabes han dado un ultimátum a Gadafi antes de lanzar el ataque."

G1 - 18/03/2011: "A França, o Reino Unido, os EUA e os países árabes deram nesta sexta um ultimato a Kadhafi, um dia após a ONU ter dado sinal verde a uma ação militar contra o governo do país do norte da África."... "Em documento, os países pedem que Kadhafi paralise imediatamente sua campanha militar na cidade de Benghazi. Caso contrário, os países iriam intervir militarmente, como autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU."

2011 certamente não será lembrado como um ano qualquer que passou apenas por passar.
Ainda é Março, mas já se tem um imenso material para análises complexas e profundas da realidade global. Análises históricas, geopolíticas, econômicas, sociológicas, e até mesmo psicológicas.

Desde janeiro, grande parte do globo é atingida por uma poderosa onda revolucionária (conseqüência direta da realidade débil mundial), iniciada na Tunísia, e que se alastrou rapidamente pelo norte da África e pelo Oriente médio, despertando diferentes impressões em vários países.

De um lado os países em ebulição: Tunísia, Egito, Argélia, Marrocos, Líbia, Síria, Iraque, Iêmem, Bahrein, etc

E de outro, os poderosos: EUA, OTAN, UE...


Com a onda revolucionária, despotas como Ben Ali (Tunísia) e Mubarak(Egito), antes defendidos e apreciados pelos EUA, caíram.

Muitos civis morreram por suas convicções revolucionárias, e sem dúvida não morreram em vão. Os nomes deles estão "cravados" para sempre nesta terra tão conturbada.

E...com o passar dos dias, o imperialismo americano mudou suas táticas para permanecer no domínio da região...Ao ver a impotência dos ditadores - que antes os apoiavam - perante o povo, mudaram de lado tendo em vista não o bem estar da população, mas o bem estar econômico...capitalista!

E então, a revolução atingiu a Líbia, país peculiar que durante muitos anos contrariou os EUA claramente, considerando-se "um país não alinhado" durante a guerra fria.
Gadafi, o líder supremo do país desde o golpe que liderou em 1969, implementou o chamado "socialismo árabe", melhorando consideravelmente a situação social do país.
Obs.: Vale lembrar que o socialismo árabe é socialista apenas em palavras.

Porém, com a aurora do século XXI, Líbia e EUA restabeleceram laços de amizade, e houve paz...Houve harmonia entre o ocidente e a Líbia.

Só que a história não termina aí.

Estamos em 2011...Gadafi, o ditador líbio, permanece no poder, com suas inúmeras falhas absurdas e despotismo. Os EUA permanecem genocidas e escravizadores de uma série de países.

O imperialismo, a fase superior do capitalismo, fez do mundo um terreno para anexações, para a violência, para a reação elevada à máxima potência.

O mundo caminha para um beco sem saída, como Fidel afirmou há poucos dias.

Crise ambiental, crise alimentar, crise econômica, crise política, e assim vai...

Crises e mais crises....mais potentes e destruidoras com o passar dos anos.

Terá a humanidade um fim trágico?

Haverá uma guerra nuclear?

Os EUA junto com a OTAN invadirão a Líbia?

O que será da humanidade, afinal?

E a justiça? E a paz? E o socialismo?


Perguntas e mais perguntas que apenas a história responderá.

Os olhos do mundo estão voltados para a catástrofe do Japão e para a revolução na Líbia.

Para o imperialismo, Gadafi tem que cair agora mesmo, para assim a Líbia se tornar uma neocolônia americana.

Mas já para o socialismo, Gadafi deve cair agora mesmo, mas a intervenção também não pode ocorrer. E entre uma intervenção militar na Líbia e a defesa da Líbia contra a intervenção, devemos primeiramente ficar contra o imperialismo, contra a intervenção, para depois sim lutar pela revolução, contra o despotismo de Gadafi.

Certamente o que ocorrerá nos próximos dias dará algumas respostas para as indagações desta postagem...



Abaixo o imperialismo!

Abaixo Gadafi!

Avante a revolução!


Um comentário:

Paulo Narciso disse...

Perguntas e mais perguntas que apenas a história responderá.
É MEU AMIGO...É VERDADE.