quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nota sobre a morte de Kadafi


20 de outubro de 2011

A notícia da morte de Muammar Kadafi é espalhada pelo mundo e muito comemorada. Slogans de "Morte de Kadafi trará democracia à Líbia", de "Kadafi, o ditador brutal", e muitos outros são lançados.

Morreu acoado, aos 69 anos, na periferia de sua cidade natal, Sirte.
Supostamente fugindo de ataque aéreo da OTAN, foi capturado por rebeldes e morto por fogo cruzado. Seus últimos momentos foram filmados.
Os jornais mais específicos afirmam que morreu a caminho do hospital, pouco antes de chegar na cidade vizinha, Misrata.

Na verdade, pouco se deve comemorar...Como afirmei neste blog na última postagem:

"O caso da Líbia, o qual também abordei neste blog, é delicado, e merece especial atenção. Inicialmente, a revolta popular foi positiva, pois poderia causar uma verdadeira renovação na sociedade líbia, e até mesmo uma possível guinada rumo ao socialismo. Todavia, as forças ocidentais mercenárias (OTAN, em especial) se infiltraram ao máximo para fazer da revolta líbia uma revolta liberal, favorável aos interesses econômicos e políticos dos EUA e da UE.
E tristemente, deve ser reconhecido que a morte de Kadafi não salvará a Líbia de suas mazelas."

Como disse, se enganam aqueles que acreditam que a morte de Kadafi trará a democracia para a Líbia.

Tomemos um exemplo de ignorância: o discurso de Obama sobre este acontecimento.

Ele disse que a "evolução líbia triunfou" e agora seu povo pode decidir seu destino.

Mas isto está errado!

A revolução não triunfou e só triunfará quando o povo estiver realmente com o poder nas mãos, o que não ocorre com o Conselho Nacional de Transição, o qual demonstra ser um esboço de um governo provisório fraco, e pouco radical.

Os líderes do CNT provavelmente não irão muito longe, assim como o governo provisório (militar) egípcio e tunísio não têm ido.

Sem dúvidas, a morte de Kadafi é um passo, contudo, o mais difícil será o futuro, será a Líbia não se vender aos interesses do ocidente, nem ceder aos nacionalistas....Será fazer seu povo verdadeiro dono de si, muito além de uma faixada burguesa chamada "democracia".

O que os povos oprimidos necessitam é uma verdadeira democracia, e esta, burguesia nenhuma pode fornecer.



Nenhum comentário: