sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Reforma Agrária? Porque não?


Ouvi muitos argumentos dessas senhoras e senhores pequenos burgueses espalhados por aí, dizendo que a reforma agrária, o fim do latifúndio, a nacionalização da terra é "um crime contra os trabalhadores, pois entregaria suas terras para vagabundos." Leia-se novamente: trabalhadores e vagabundos.
Tal argumento define trabalhadores como os detentores da terra, que, segundo a - ilusão - análise desses senhores, lutaram por sua terra e trabalharam arduamente toda uma vida para conquistarem o tal latifúndio, e merecem sim(!) os lucros e ganhos gigantescos que tem, mesmo com toda a catástrofe social que existe no campo e cidade..
E não é de se admirar que esse argumento pequeno burguês carrega consigo uma total ignorância não só histórica, mas social.
A contra gosto desses senhores, vou enumerar o que eles insistem em ignorar - consciente ou inconscientemente:

Primeiro: Os latifundiários não conquistaram NUNCA suas terras com uma luta por vida digna, pelo contrário, conquistaram em grande parte suas terras graças a herança de seus parentes que também herdaram as terras de seus acentrais. Terras essas então, com "resquícios" das sesmarias instauradas na época colonial. E vale lembrar que a posse de terra no Brasil colônia surgiu através do genocídio de milhares de índios e por ânsia de ter por parte da coroa.
Segundo: Os verdadeiros trabalhadores desse país não são os burgueses, estes são tudo menos trabalhadores. Quem é trabalhador é o operário, o camponês, é o indivíduo da classe oprimida, da classe explorada e NÃO, em hipótese alguma da classe possuidora e opressora.
Terceiro: Os verdadeiros trabalhadores não são vagabundos. E ter uma condição menos privilegiada, ter uma posição social baixa não significa ser dominado pelo espírito do comodismo. Existe uma forte e desgraçada corrente ideológica nesse país que diz: O pobre é pobre por que é vagabundo. O favelado é favelado por que quer. O desempregado tem tal posição por que se acomodou. Etc.
Não! Mil vezes Não! Sinto dizer para os senhores, que os injustiçados só são injustiçados por causa da essência do atual sistema, por causa da essência do capitalismo que é selvagem por natureza.
O capitalismo é injusto por natureza. Quando deixa de ser injusto deixa de ser capitalismo.
Os indivíduos que se encontram em tal posição social inferior só estão assim por fatores de desenvolvimento histórico-social, não por vaidade pessoal, não por seus desejos ocultos.
Será que esses nossos críticos esqueceram da luta de classes?
Quarto: Toda miséria existente não só no campo, mas também na cidade é fruto da existência dos latifúndios(estes são mais de 6/10 das terras do país).
Parafraseando o grande Lênin:
O latifúndio condena inexoravelmente o campesinato à miséria, ao embrutecimento, e à catástrofe social no país em todas as áreas da vida.
Sim! Todas as esferas da vida.
O latifúndio afeta diretamente os centros urbanos e a economia do país. Ninguém escapa.

Isto é. Em relação aos argumentos pequeno burgueses desses senhores, o que nos resta é rir, e depois esclarecer a questão, que é por sinal, muito delicada.

Resposta: Reforma agrária SIM!

2 comentários:

Paulo Narciso disse...

Um fato genuinamente da história do nosso país!

Terra nossa!!!!!! Vamos lá!!!!!
Dar licença! Dar licença! Dar licença!
Há! trouxe alguns objetos para vocês! Mas para ganhar tem que trabalhar viu! Não pense que vai ser de graça não! E tratem de colocar estes criolos para entender nossa língua e cobrir este corpo. Senão vamos nos aproveitar! Afinal somos de Deus mas vocês devem saber que a carne é fraca né! Vamos embora!! Meu rei precisa de boas notícias, afinal precisamos pagar nossas contas.

Boa discussão amigo!
Parabéns!!!!
Paulpo Narciso

.Luks disse...

Obrigado pelo belo comentário Paulo!

Abraço forte!!!